fbpx
loader image

Dicas valiosas para o jardim de sua casa

Dicas valiosas para o jardim de sua casa

O paisagismo valoriza os projetos arquitetônicos. Além de decorativo, ele possibilita experiências agradáveis junto à natureza.

Jardins externos

1. Observe seu espaço

O lugar onde o jardim será executado, a frequência de chuvas no local, a incidência de luz solar, umidade e o tipo de terra. Assim, você saberá os tipos de plantas que se adaptarão melhor.

2. Plantas em vasos

Opções interessantes tanto dentro como fora de casa. A vantagem é que os vasos podem ser mudados de lugar, possibilitando uma maior flexibilidade na decoração.

3. Bancos e Mesas

Permitem que a família aproveite melhor o jardim, pois criam um espaço para conversas e refeições. Escolha mobílias externas resistentes ao sol e à chuva.

4. Caminhos

Caminhos no jardim ajudam a integrar ambientes sem pisotear as plantas. Podem ser feitos de pedras soltas, material cerâmico ou de cimento contínuo.

5. Pisos Externos

Ficam expostos ao clima, por isso precisam ser de qualidade. O piso ajuda a manter o lugar limpo, longe do barro e poças de chuvas.
6. Plantas, cores e texturas. Combine folhagens, pedras, vasos, mobílias, tecidos, etc.

7. Iluminação

Por serem ótimos espaços de convivência também à noite, as luzes são essenciais. Lâmpadas ao longo do caminho e próximas às plantas sempre são boas sugestões.

8. Explore os espaços

Você pode utilizar redes, balanços, área para meditação, pergolados, etc.

Jardins internos


1. Escolha as plantas certas

Jardins e pequenas hortas em espaços internos são possíveis. Avalie se terá luz direta do sol, se pegará água da chuva (sacadas) ou se terá irrigação manual. Assim, você consegue escolher melhor as espécies.


2. Jardins verticais

Dão vida à casa. Podem ser usados para plantar hortinhas e flores.

3. Árvores frutíferas em vasos dentro de casa

Sim, é possível! Algumas opções: romã, limão e jabuticaba. Tenha atenção quanto à profundidade do vaso, ao tipo de terra mais adequado à drenagem, a circulação de ar e à incidência de luz.